As técnicas de reprodução assistida são métodos utilizados para ajudar casais a conceber quando enfrentam dificuldades para engravidar de maneira natural. Essas técnicas incluem uma variedade de procedimentos e abordagens que podem ser adaptados às necessidades específicas de cada casal.
Elas podem sem divididas em dois grandes grupos, técnicas de baixa complexidade (inseminação intrauterina) e alta complexidade (fertilização in vitro)
A inseminação intrauterina, consiste em separar os melhores espermatozoides da amostra e introduzi-los no interior da cavidade uterina, após seu preparo e o controle adequado da ovulação. Com isso, estão sendo depositados, espermatozoides com grande potencial, em um local mais próximo ao óvulo, aumentando a chance de fecundação.
imagem inseminação intrauterina **
A fertilização in vitro (FIV), é um processo em que a o processo de fertilização ocorre fora do organismo (in vitro). A paciente recebe uma carga hormonal mais significativa, o que faz com quem um maior número de óvulos esteja preparado. Nesse momento eles são aspirados dos ovários, preparados e o espermatozoide é inoculado em seu interior, com auxílio de um microscópio (ICSI – injeção intracitoplasmática de espermatozoides). A fecundação irá ocorrer em laboratório, seguida das primeiras fases do desenvolvimento embrionário. Posteriormente o embrião em evolução é depositado no interior da cavidade uterina (transferência embrionária).
figuras FIV
Suas principais indicações são baseadas no fator masculino são:
- Oligoastenoteratozoospermia severa
- Teratozoospermia severa
- Azoospermia
- Elevada taxa de fragmentação de DNA espermático
Referências:
Male factor infertility and assisted reproductive technologies: indications, minimum access criteria and outcomes.Mazzilli R, et al. J Endocrinol Invest. 2023. PMID: 36633791 Free PMC article. Review