O emprego das ondas de choque de baixa intensidade são uma terapia relativamente nova e extremamente promissora para o tratamento curativo da disfunção erétil (DE).
A cura da DE pela Li-ESWT se dá por meio do efeito das ondas acústicas sobre o tecido cavernoso, ocorrendo indução de vias celulares que aumentam a expressão de fatores de crescimento, melhorando a função endotelial, a formação de novas artérias e até mesmo a regeneração de fibras nervosas.
O impacto das bolhas de cavitação tende a causar mais efeito nos vasos sanguíneos do que no músculo liso cavernoso, uma vez que uma bolha rodeada por tecido ficará presa nele, o que não permitirá que ela passe por um ciclo de crescimento e colapso.
Microbolhas, derivadas da implosão das bolhas de cavitação, causam ruptura do endotélio e resultam em neoangiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) pela ativação de células-tronco residentes e pela produção de quimiocinas, atraindo células endoteliais progenitoras e liberação do VEGF (fator de crescimento derivado do endotélio vascular). Além disso, o colapso das microbolhas induz tensão de cisalhamento, o que estimula a produção endotelial de óxido nítrico (elemento fundamental para o processo de ereção). Finalmente, a terapia por ondas de choque também pode reparar os nervos produtores de óxido nítrico.
O tratamento é realizado em sessões, 1 a 2 vezes por semana, por um período de 3 a 6 semanas. Cada uma com cerca de 20 minutos de duração, em um procedimento não invasivo e indolor.
Para isso, utilizamos um equipamento de ondas de choque focais com aplicador linear, produzido na Alemanha pela Richard Wolf.
Somos a primeira clínica a oferecer essa modalidade de tratamento com aplicador linear no estado do Paraná.